Futuro incerto da Ceasa Joinville preocupa vereadores e produtores rurais |
Sistema de rastreabilidade de bovinos completa 16 anos em Santa Catarina
-
Foto Ascom / Cidasc -
SRBOV-SC, liderado pela Cidasc, fortalece segurança sanitária e posiciona o estado como referência na qualidade de produtos agropecuários
O Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de Santa Catarina (SRBOV-SC) comemora 16 anos de atuação no dia 31 de março de 2024. Liderado pelo Departamento de Defesa Sanitária Animal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), esse sistema tem desempenhado um papel vital na promoção da segurança sanitária do rebanho catarinense.
Desde sua criação, há 16 anos, como Projeto de Identificação Individual de Bovinos e Bubalinos de Santa Catarina (PIB-SC), hoje consolidado como SRBOV-SC, tem sido um modelo de eficiência, referência e excelência em todo o país. O sistema expandiu-se para todo o território catarinense, identificando mais de 4,6 milhões de animais até o momento. Por meio do cadastro no Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária (Sigen+) e da atribuição de brincos de identificação oficial do estado, cada animal recebe uma identificação única, permitindo o rastreamento preciso de sua origem e movimentação.
"A rastreabilidade de bovinos oferece diversas vantagens, incluindo a garantia da segurança alimentar ao permitir a identificação e o rastreamento preciso dos animais ao longo da cadeia de produção. Ajuda a monitorar e controlar doenças, possibilita a implementação de práticas de manejo mais eficientes, melhora a gestão da produção e promove a transparência no mercado, aumentando a confiança dos consumidores nos produtos de origem bovina", enfatiza o médico veterinário da Cidasc e responsável pela Rastreabilidade Bovina e Bubalina, Fábio de Carvalho Ferreira.
A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, destaca o trabalho contínuo dos profissionais da companhia, que vão além da identificação e rastreabilidade dos animais, incluindo o controle do trânsito de animais e produtos de origem animal. O apoio do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) e o empenho dos produtores rurais são fundamentais para o sucesso do programa.
A implantação do SRBOV-SC começou em 2008, quando o então governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, junto a autoridades e representantes do setor agropecuário, concluiu a Identificação Individual dos Bovinos e Bubalinos em solenidade realizada em Florianópolis. Desde então, o sistema tem se expandido e aprimorado, contribuindo significativamente para a excelência e reconhecimento do agronegócio catarinense.
Deixe seu comentário